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A avaliacao das habilidades de meta-representacao em criancas de 6 a 7 anos.

Processo: 04/11803-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ida Lichtig
Beneficiário:Luciana Regina de Lima Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Teoria da mente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Meta-Representacao | Teoria Da Mente

Resumo

A meta-representação (Teoria da Mente) faz referência a uma habilidade cognitiva que permite à criança inferir o estado mental (pensamentos, intenções e emoções) de outros indivíduos. Tal habilidade é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. Neste estudo, avaliar-se-á a Teoria da Mente em 30 crianças de 6 a 7 anos de idade com desenvolvimento normal sem alterações comunicativas. Serão feitas triagens de fala/linguagem e audição para selecionar os sujeitos e excluir aqueles que tenham qualquer alteração comunicativa. Os testes de meta-representação consistem em histórias nas quais a criança deverá prever as ações do protagonista baseada nas informações fornecidas ao longo da história. As figuras serão apresentadas aos sujeitos na tela de um computador, o que garantirá a maior atenção e colaboração das crianças, além de garantir a uniformidade de apresentação das figuras e qualidade das imagens. (AU)

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