Busca avançada
Ano de início
Entree

Analgesia pos-operatoria em gatas submetidas a ovariosalpingohisterectomia apos o uso da buprenorfina, carprofeno ou buprenorfina e carprofeno associados.

Processo: 05/60277-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Antonio José de Araujo Aguiar
Beneficiário:Lisiane Char Candido Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Analgésicos opioides   Felidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analgesia Multimodal | Dor | Felinos | Opioides

Resumo

Uma analgesia adequada é obtida com o uso de analgesia multimodal, definida como a administração de analgésicos de diferentes classes, que quando associados, apresentam efeitos sinérgicos e aditivos. Um exemplo comum é a associação de opióides e anti-inflamatórios não-esteróides. Após a aprovação da Comissão de Ética da FWIVZ-UNESP, Campus de Botucatu, sessenta gatas serão submetidas à ovariosalpingohisterectomia, após serem divididas em três grupos de 20 animais cada, a serem tratados pela via IM com 0,04 mg/kg de buprenorfina (GB), 4 mg/kg de carprofeno (GC), ou ambos os fármacos em associação (GBC). Após trinta minutos, a indução anestésica será realizada com cetamina (7,5 mg/kg) e medetomidina (80 pg/kg) administradas pela via IM. Em seguida, serão submetidas à ovariosalpingohisterectomia. As gatas serão mantidas em gaiolas individuais, onde a avaliação da dor e da sedação será executada, conforme a escala proposta por Slingsby & Waterman Pearson (1998), 1, 2, 3, 4, 6, 8,12 e 20 horas após o final do procedimento cirúrgico, momento em que será administrado atipemazole na dose de 200 μg/kg (IM). Em caso de escores iguais ou maiores que três (3), buprenorfina, 0,02 mg/kg (IM) será administrada como resgate analgésico. Os dados paramétricos serão analisados usando ANOVA (p<0,05), seguida do teste de Tukey. As variáveis não-paramétricas observadas dentro de cada grupo e entre os grupos serão analisadas pelo teste de Mann-Whitney. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)