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Sistema de Medição e Controle de Distância Frontal baseado na fusão entre Câmera Digital e Apontador Laser

Processo: 09/18387-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Douglas Eduardo Zampieri
Beneficiário:Fabio Mazzariol Santiciolli
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Robótica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apontador laser | Fusão de sensores | Monovisão | Piloto automático adaptativo | Plataforma Móvel | robô autônomo | Robótica

Resumo

O objetivo principal da presente proposta é o desenvolvimento de um sistema de detecção de obstáculos para veículos (semi)-autonômos, baseado na fusão de monovisão e apontadores laser. Os dados coletados pelo sistema auxiliarão no deslocamento autônomo de veículos em ambientes não mapeados previamente e sujeitos a interferências não conhecidas, tais como obstáculos fixos e, eventualmente, móveis. A proposta visa o desenvolvimento de mais uma ferramenta, que contribuirá para a segurança ativa e passiva para o transporte terrestre. Como se sabe, as atividades de nossa sociedade estão fortemente ligadas aos meios de transporte. Desde o simples passeio até a defesa de um território dependem da eficácia e da segurança dos veículos. Para otimizar essas características, pesquisadores tem se dedicado já há algum tempo em diminuir ou excluir a participação humana na condução, no intuito de aumentar a confiabilidade do transporte, tanto do ponto de vista individual como coletivo.Com este foco, o LMT - Laboratório de Mobilidade Terrestre do Departamento de Mecânica Computacional da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp - vem desenvolvendo pesquisas para a criação de plataformas móveis autônomas ou semi-autônomas. Este projeto de Iniciação Científica visa colaborar com esse objetivo, propondo, conforme já mencionado, o uso de um sistema de sensoriamento que funde visão monocular computacional e apontadores laser que permitem que um algoritmo seja capaz, tanto de obter distâncias frontais a plataforma, quanto de atuar sobre elas.

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