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Acompanhamento do desenvolvimento da linguagem, da funcao cognitiva e da motricidade oral em criancas de risco para perda auditiva progressiva e/ou tardia.

Processo: 05/55393-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima
Beneficiário:Nubia Garcia Vianna
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Da Linguagem | Escala De Desenvolvimento | Perdas Auditivas Progressivas

Resumo

A audição é de fundamental importância no desenvolvimento de uma criança, sendo responsável por uma melhor integração do indivíduo em uma sociedade cuja comunicação oral é predominante. Alterações auditivas podem acarretar déficits na linguagem e nos desenvolvimentos cognitivo, intelectual, cultural e social. Atentando para esse fato, medidas para a detecção dessas alterações devem ser tomadas o mais precocemente possível no decorrer da vida do indivíduo, favorecendo o desenvolvimento da linguagem. Em agosto de 2004, teve início um projeto de pesquisa com o intuito de acompanhar o desenvolvimento da linguagem em lactentes que permaneceram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com algum indicador de risco para perda auditiva progressiva, de aparecimento tardio ou para alteração central (JCIH, 2000). Decidiu-se dar continuidade na avaliação dos lactentes no segundo ano de vida, uma vez que os dois primeiros anos são de extrema importância para a aquisição e desenvolvimento da linguagem. O objetivo deste projeto é acompanhar o desenvolvimento da linguagem de crianças de 12 a 24 meses de idade cronológica, com algum indicador de risco para surdez, utilizando-se a Escala de Aquisições Iniciais da Linguagem - ELM e os Roteiros de Observação da Motricidade Oral e de Avaliação da Função Cognitiva. Os pais devem assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados serão anotados no banco de dados do Programa Computacional SPSS. (AU)

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