Busca avançada
Ano de início
Entree

Que modos de atuacao do adulto favorecem o desenvolvimento da crianca com deficiencia?

Processo: 05/57069-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Cecilia Guarnieri Batista
Beneficiário:Luciana Hueara
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças com deficiência   Comportamento de brincar   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincar | Criancas Com Deficiencia | Desenvolvimento Infantil | Mediacao Social

Resumo

O brincar, como a atividade privilegiada da criança, pode ser um contexto propício para a atuação do adulto e para o reconhecimento das capacidades em desenvolvimento da criança. Um dos aspectos a serem enfocados refere-se, justamente, à mediação do adulto. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é analisar os diferentes modos de mediação/interação do adulto numa situação de brincadeira que possam favorecer o desenvolvimento dessas crianças com deficiência e com problemas de aprendizagem. Participarão do estudo crianças dos grupos de convivência DV, inseridos no Programa Infantil DV do Cepre com idade entre 4 e 12 anos, com diagnóstico de deficiência visual, na maioria dos casos com outros diagnósticos de origem orgânica e/ou apresentando alterações no desenvolvimento. Serão realizadas seis sessões de brincadeira, com duração aproximada de 20 minutos. O papel do adulto como mediador não será o de dirigir o brincar, e sim de acompanhar e favorecer as iniciativas das crianças. As sessões serão gravadas, transcritas e analisada, visando selecionar episódios relevantes para o projeto de pesquisa. A seleção envolverá a identificação de momentos relevantes quanto aos tipos de mediação que o adulto exerce na interação com essas crianças no contexto de brincadeira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)