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Educação doméstica ou educação pública: formar o homem ou o cidadão? Uma discussão acerca da filosofia da educação de Rousseau

Processo: 98/11114-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Simões Francisco
Beneficiário:Mariana Costa Monteiro de Resende
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação para cidadania   Ensino público   Escola particular   Escola pública   Estudo comparativo   Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Privada | Educacao Publica | Filosofia Rousseavista | Formacao Do Cidadao | Formacao Do Homem

Resumo

Trata-se de discutir a distribuição feita no Emílio de Rousseau entre as duas formas de educação, a pública e a privada, tomando, como quer o autor, a proposta ali apresenta como de Ed. Privada, isto é, de formação do homem. Feita essa distinção, estaríamos autorizados a perguntar se haverá em Rousseau a preocupação com a Ed. Pública - com a formação do cidadão - e mesmo uma proposta com tal finalidade. Na verdade, encontramos a resposta a essa pergunta em alguns textos do autor que tratam da fundação da república e da instituição do povo livre, em que a Ed. Pública é tratada e sugestões como poderia ocorrer indicadas. Após examinar cada uma dessas duas formas de Ed., tratar-se-ia de compará-las. (AU)

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