Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressao das isoformas alfa e beta do receptor de glicocorticoide em individuos normais com diferente sensibilidade aos glicocorticoides.

Processo: 06/55025-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Margaret de Castro
Beneficiário:Leandro Machado Colli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Glucocorticoides   Expressão gênica

Resumo

Os glicocorticóides exercem sua ação por meio de seu receptor especifico (RG). Este é uma proteína de 777 aminoácidos e pertence à superfamília dos receptores nucleares que produzem transativação gênica quando ativados pelo ligante. Quando o hormônio se liga ao RG no citoplasma promove uma alteração conformational que expõe as seqüências de localização nuclear. Desta forma, o complexo glicocorticóide - RG são transportados como homodímeros para o núcleo onde se ligam aos elementos responsáveis aos glicocorticóides (GRE) promovendo a transcrição gênica. A ação dos GC não ocorre somente por meio dos GREs, mas também pela ligação do RG a outros fatores de transcrição, como NF-KB e AP-1. A expressão da isoforma β, produto de um splicing alternativo do gene do RG, expressa-se em diversos tecidos humanos e estudos recentes mostram a relação do aumento da expressão desta isoforma com o desenvolvimento de doenças que cursam com resistência a glicocorticóides. Recentemente, em nosso laboratório, demonstramos através de métodos in vitro e in vivo, a variabilidade interindividual na sensibilidade aos GC em 40 indivíduos jovens sem doenças endócrinas ou psiquiátricas, sem uso de fármacos. Observamos, ainda, sensibilidade tecido-específica aos GC nestes indivíduos. O objetivo deste estudo será quantificar, através de PCR em tempo real, a expressão das isoformas a e p do RG, em indivíduos jovens previamente estudados para sensibilidade aos GC. (AU)