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Expansão da rede dos conceitos relacionados de menor e maior em crianças com deficiência mental

Processo: 06/61060-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Marilia Maria Nascimento Biscalquin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Deficiência mental   Crianças com deficiência   Ensino de matemática   Ensino e aprendizagem   Informática na educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conceitos Relacionados | Deficiencia Mental | Educacao Especial | Ensino Informatizado | Matematica

Resumo

A aprendizagem matemática é muito mais complexa do que se pode imaginar. A análise e organização dos elementos envolvidos na aquisição de comportamentos matemáticos através de rede de relações possibilitam detectar necessidades individuais de aprendizagem e propiciar a obtenção de informações que subsidiem a elaboração e implementação de estratégias de ensino eficientes. O objetivo do presente estudo é avaliar a expansão da rede dos conceitos relacionais de ''menor que'' e "maior que", introduzir os símbolos ">" e "<" através de ensino informatizado e avaliar a transferência dos conceitos para ambiente acadêmico de sala de aula. Os participantes serão três crianças com deficiência mental, com idade entre oito anos e onze anos, matriculados em escola regular. Um programa computacional será utilizado para a avaliação do repertório de entrada dos participantes e para os treinos e testes das relações condicionais. Serão utilizados estímulos visuais e auditivos de números, quantidades e símbolos de ">" e "<". A coleta de dados será realizada em uma das unidades do LAHMIEI/UFSCar e na escola, por meio de um pré-teste geral; do (re)treino de relações já adquiridas, seguindo-se com a expansão da rede com o ensino dos símbolos ">" e testes imediatos para avaliar e responder relacional derivado; e avaliar a transferência dos conceitos para o ambiente acadêmico. Finalmente, uma bateria de testes será reaplicada, após trinta e sessenta dias. (AU)

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