Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem observacional e formacao de equivalencia em criancas pre-escolares.

Processo: 00/09502-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Tales Carnelossi Lazarin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Condicionamento (psicologia)   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Em Dupla | Aprendizagem Observacional | Discriminacao Condicional | Educacao Especial | Equivalencia De Estimulos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo promover a aprendizagem por observação em crianças pré-escolares. Algumas manipulações experimentais serão introduzidas ao procedimento utilizado por MacDonald et al (1986) (estímulos familiares, instrução para observação e crianças pré-escolares como participantes) com intuito de produzir melhores resultados em relação à aprendizagem observacional do que aqueles por eles obtidos. Os participantes serão 12 pré-escolares que serão distribuídos em duplas. Os participantes de números ímpares receberão treino individual das relações (BA), enquanto os participantes de números pares receberão treino das relações (CA), ocorrendo em seguida os respectivos testes de simetria. Em seguida-, os participantes serão colocados em duplas, compostas de um participante que aprendeu as relações BA e de outro que aprendeu CA. Cada um deles terá a oportunidade de responder às tentativas previamente aprendidas e de observar as respostas emitidas pelo colega. Testes individuais serão apresentados, em seguida, para verificar a emergência das relações observadas, as de simetria e transitividade, e simetria das relações observadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)