Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos receptores de nmda e benzodiazepinicos da materia cinzenta periaquedutal na antinocicepcao induzida pelo medo.

Processo: 02/00736-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ricardo Luiz Nunes de Souza
Beneficiário:Joyce Mendes Gomes Tessari
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Analgesia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antinocicepcao | Ap-7 E Diazepan | Medo/Ansiedade | Teste Da Formalina

Resumo

Demonstrações de que a exposição ao labirinto em cruz elevado (LCE) induz antinocicepção em ratos e camundongos levantam questões quanto à mediação dos comportamentos defensivos e da resposta antinociceptiva. O presente estudo investigará o papel dos receptores dos aminoácidos excitatórios do tipo NMDA e dos receptores benzodiazepínicos da matéria cinzenta periaquedutal (MCP, estrutura pertencente ao sistema de defesa) nos índices de ansiedade (% entradas e % tempo nos braços abertos) e na resposta nociceptiva (teste da formalina) em camundongos expostos aos LCEs padrão, aberto e fechado. As drogas estudadas serão o AP-7, um antagonista de receptores NMDA e o diazepam. A exposição ao LCE aberto (situação inescapável) avaliará a influência da intensidade do estímulo aversivo sobre a magnitude da resposta nociceptiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)