Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores intervenientes na escolha profissional em alunos ingressantes no curso de psicologia.

Processo: 08/11508-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Sandro Caramaschi
Beneficiário:Jenifer Sousa de Jesus
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Personalidade   Influências sociais   Escolha profissional   Identidade profissional   Empatia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:empatia | Identidade profissional | influências sociais | Personalidade | Escolha profissional

Resumo

A Orientação Vocacional é uma área da psicologia que busca compreender os fatores que interferem na escolha profissional das pessoas. Conhecer as motivações que contribuem para as escolhas é tarefa complexa e de extrema importância nessa perspectiva. Este estudo tem como objetivo apontar os alguns motivos que levam os estudantes de duas universidades - uma particular e uma pública - a ingressar no curso de psicologia. Para isso, será aplicado aos participantes um questionário desenvolvido especificamente para este estudo com formato de escala likert, composto por 59 itens os quais abordam as seguintes dimensões: a) motivos que levaram esses alunos a ingressar no curso; b) quais foram as fontes de informação sobre o curso; c) qual a percepção das pessoas sobre esta profissão; d) contato anterior com profissionais da área; e) características de personalidade consideradas necessárias ao profissional de psicologia; f) influência da família ou demais pessoas; g) percepção sobre o mercado de trabalho desta profissão; h) possíveis áreas atuação; i) expectativas pessoais e sobre a formação acadêmica. Os participantes deverão atribuir valores inteiros de 1 a 5 conforme seu grau de concordância com cada afirmativa. Paralelamente será utilizada uma escala de empatia no sentido de verificar se em alunos de psicologia essa habilidade se relaciona com os motivos de seleção do curso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)