Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da nicotina sobre a regulação gênica de sistemas de neurotransmissão envolvidos no controle cardiovascular e gênese da hipertensão em ratos geneticamente hipertensos

Processo: 06/00650-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Debora Rejane Fior Chadi
Beneficiário:Merari de Fátima Ramires Ferrari
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transmissão sináptica   Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Sistema nervoso central   Hipertensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Primaria De Neuronios | Hipertensao | Microaaray | Neurotransmissao | Pcr Em Tempo Real | Sistema Nervoso Central | Neurofisiologia

Resumo

A ação sistêmica da nicotina no sistema cardiovascular é bem caracterizada, sendo responsável por aumento da pressão arterial e potencialização do sistema nervoso autônomo. No sistema nervoso central a nicotina atua em diversas áreas inclusive nas associadas ao controle central do sistema cardiovascular podendo contribuir para o desenvolvimento da hipertensão em indivíduos com predisposição genética à patologia. Nossos resultados anteriores mostraram que, após tratamento com nicotina, pelo menos o sistema angiotensinérgico e o glutamatérgico alteram-se somente em ratos com predisposição genética à hipertensão, potencializando a patologia. Este efeito é uma evidência de que a nicotina pode agir sobre os sistemas de neurotransmissão para o desencadeamento da hipertensão neurogênica. Os sistemas previamente analisados não são, certamente, os únicos envolvidos na gênese da hipertensão. Além disso, os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na modulação de sistemas de neurotransmissão pela nicotina são pouco estudados, especialmente nos núcleos controladores da pressão arterial. Portanto, o fato de o tratamento com nicotina antecipar o desenvolvimento da hipertensão somente em ratos com predisposição genética à patologia pode estar intimamente relacionado à modulação de sistemas de neurotransmissores desencadeadores da hipertensão. Sabendo disto, nossa proposta é de estudar a ação da nicotina sobre a neurotransmissão em culturas de células do tronco encefálico de ratos geneticamente hipertensos a fim de identificar os sistemas chaves responsáveis pela gênese da hipertensão e sua relação com o uso de nicotina através de microarray, PCR em tempo real, Western blotting e ligação de receptores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRARI, M. F. R.; REIS, E. M.; MATSUMOTO, J. P. P.; FIOR-CHADI, D. R.. Transcriptome analysis of nicotine-exposed cells from the brainstem of neonate spontaneously hypertensive and Wistar Kyoto rats. PHARMACOGENOMICS JOURNAL, v. 10, n. 2, p. 134-160, . (06/00650-1)
FERRARI, MERARI F. R.; REIS, EDUARDO M.; MATSUMOTO, JOAO P. P.; FIOR-CHADI, DEBORA R.. Gene Expression Profiling of Cultured Cells From Brainstem of Newborn Spontaneously Hypertensive and Wistar Kyoto Rats. Cellular and Molecular Neurobiology, v. 29, n. 3, p. 287-308, . (06/00650-1)