Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensinando geometria e historia da matematica.

Processo: 00/06647-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Francisco Cesar Polcino Milies
Beneficiário:Claudia Georgia Sabba
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geometria   Aprendizagem   História da matemática   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado | Areas E Volumes | Ensino | Geometria | Historia Da Matematica | Matematica

Resumo

O ensino de Matemática tem se mostrado objeto de estudo de muitos pesquisadores interessados em motivar os alunos, para que estes se interessem mais e acabem dedicando-se mais ao estudo. "A aprendizagem de matemática na sala de aula é um momento de interação entre a matemática organizada pela comunidade científica, ou seja, a matemática formal, e a matemática como atividade humana." (Carraher & Carraher, p.12). Ou seja, "Na escola, a matemática é uma ciência ensinada em um momento definido por alguém de maior competência. Na vida, a matemática é parte da atividade de um sujeito que compra, que vende, que mede e encomenda peças de madeira, que constrói paredes, que faz o jogo da esquina" (Carraher,p.19 in Vitti). A História da Geometria apresenta passagens interessantes e curiosas, e o "o conhecimento exige uma posição curiosa do sujeito frente ao mundo" (Freire, 1979, p.27), as quais permitem ao aluno entender o porquê e como apareceram as fórmulas e teoremas que utilizamos. Nossa proposta é por meio da História da Geometria, inserir o aluno nas idéias que cercam os conteúdos matemáticos, de maneira a resgatar as aplicações e maneiras de ensino, as quais é possível afirmar que sofreram com o tempo desgaste e esvaziamento, restando, deste modo, somente a aplicação de fórmulas através de exercícios que não fazem parte da realidade dos alunos e, portanto, não o interessam. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)