Busca avançada
Ano de início
Entree

Glicosúria como fator de risco para perda de nutrientes em diabéticos

Processo: 10/01101-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Vivian Marques Miguel Suen
Beneficiário:Andressa Feijó da Silva Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Glicosúria   Diabetes mellitus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diabetes mellitus | diabéticos | Excreção urinária | Glicosúria | Nutrientes | Nutrição e Diabetes

Resumo

Algumas situações clínicas podem interferir no equilíbrio de determinados nutrientes, levando ao aumento ou diminuição da produção, secreção, excreção, absorção, e/ou armazenamento de determinado nutriente, como parece ser o caso do diabetes mellitus, o qual parece levar à excreção aumentada de zinco, ferro, magnésio, cálcio, nitrogênio e estrôncio. Acredita-se que estas perdas podem se associar ao desenvolvimento de complicações relacionadas ao diabetes, como aterosclerose, dislipidemias, osteoporose, dentre outras. Desta maneira, os autores do presente estudo, propõem-se a avaliar a excreção urinária de zinco, ferro, magnésio, cálcio, nitrogênio e estrôncio e correlacioná-la à glicosúria de pacientes diabéticos atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), bem como comparar a excreção dos nutrientes de pacientes com seus respectivos controles. Para isso, será realizado um estudo prospectivo, em que será coletada urina de 24 horas para dosagem da glicosúria e da excreção de nutrientes de pacientes encaminhados ao Ambulatório de Diabetes Mellitus e de indivíduos controle, no período de janeiro a julho de 2010. É rotina do Serviço de Diabetes coletar a urina de 24 horas para dosagem da glicosúria, portando, tal dosagem será realizada pelo HCMRP-USP, enquanto que os nutrientes serão dosados por meio de técnica de absorção atômica no Laboratório de Espectrofotometria de Massa da FMRP-USP. Serão ainda coletadas informações pessoais dos pacientes como sexo, idade, peso, estatura, tempo de evolução do diabetes mellitus, tipo de tratamento, complicações associadas e uso de medicamentos diuréticos, em prontuários médicos, para melhor caracterização da amostra estudada. Os dados serão tratados com estatística descritiva, com frequência dos resultados, média e desvio-padrão. Será utilizado o teste não-paramétrico de Mann-Whitney para a comparação dos grupos "diabético" e "controle". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA SANTOS, ANDRESSA FEIJO; SOUZA SANTOS, ROBERTA DEH; FOSS-FREITAS, MARIA CRISTINA; CARVALHO DA CUNHA, SELMA FREIRE; MARCHINI, JULIO SERGIO; MIGUEL SUEN, VIVIAN MARQUES. Urinary loss of micronutrients in diabetic patients attending a tertiary hospital service. NUTRICION HOSPITALARIA, v. 32, n. 2, p. 678-682, . (10/01101-7)