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O conceito de intersubjetividade: contribuições da perspectiva histórico-cultural

Processo: 10/00964-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:José Carlos Pinto Filho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional   Intersubjetividade   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construção de Conhecimentos | intersubjetividade | relações de ensino | Psicologia Educacional

Resumo

O presente projeto surgiu da pesquisa "Relações de Ensino e Construção de Conhecimento: Contribuições e Implicações de um Olhar Teórico", na qual foram analisadas as categorias dos modos de participação do outro nas relações de ensino, propostas por Góes (1993), quando do estudo do conceito de "zona de desenvolvimento proximal" de Vigotski e do contexto escolar. Essas categorias foram estudadas também a partir de um trabalho empírico realizado em uma escola de Ensino Fundamental, com turmas de primeiro ano ao longo de 7 meses. O estudo das relações de ensino e o aprofundamento teórico realizado ao longo da pesquisa apontaram a necessidade de investigação do conceito de intersubjetividade. A identificação de um número restrito de teses que tratam do tema, via Base de Dados "Domínio Público", contribuiu para que este fosse tomado como objeto de investigação. A presente pesquisa visa investigar o que se conceitua como processos intersubjetivos com base em um estudo de caso e ancorando-se no aporte teórico da perspectiva Histórico-Cultural. (AU)

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