Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos mecanismos comportamentais e fisiológicos e da sinalização química na regulação social de Dinoponera quadriceps (Hymenoptera, Formicidae, Ponerinae)

Processo: 07/01231-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Ronaldo Zucchi
Beneficiário:Ivelize Cunha Tannure-Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Insetos sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conflitos reprodutivos | Ecologia Química | fertilidade reprodutiva | Formigas | Insetos Sociais | Sociobiologia | Ecologia comportamental

Resumo

Colônias de insetos sociais são altamente cooperativas. No entanto, conflitos de interesse reprodutivo entre membros de sociedades não-clonais são passíveis de ocorrer. Estes conflitos são divisíveis e podem reduzir o sucesso da colônia como um todo. Assim, nos diferentes grupos é esperada a evolução de estratégias reprodutivas de manipulação e contra-manipulação pelas partes no conflito em questão, por meio da qual a manutenção do comportamento eussocial pode ser explicada. Formigas da subfamília Ponerinae representam excelentes modelos para o estudo da regulação da reprodução entre os membros da colônia visto a ausência de rainhas típicas em algumas espécies. Nestas sociedades todos os indivíduos são funcionalmente aptos à reprodução. Porém, durante o desenvolvimento colonial uma hierarquia de dominância é formada e apenas uma única operária (gamergate) realiza a reprodução enquanto todas as outras fêmeas desempenham as atividades operárias, como por exemplo, forrageamento, cuidado da prole e limpeza. Paradoxalmente, algumas fêmeas que ocupam posições mais altas na hierarquia eventualmente podem assumir a posição reprodutora em caso de morte da gamergate ou remoção experimental desta. Apesar de alguns aspectos da organização social em Ponerinae estarem relativamente bem estudados, importantes questões relativas à regulação do comportamento reprodutivo, a ontogenia química (aquisição de hidrocarbonetos cuticulares) e a regulação fisiológica imposta pelo sistema hierárquico permanecem pouco elucidados. Sob esta perspectiva, este projeto tem como objetivos verificar os mecanismos intrínsecos que estes grupos utilizam para resolver os processos conflitantes que permitem a regulação social das colônias. A utilização de técnicas de experimentação, o estudo das condições fisiológicas e dos perfis químicos de hidrocarbonetos cuticulares em Dinoponera quadriceps fornecerá importantes informações para o entendimento da resolução de conflitos nestas sociedades e nos himenópteros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, FABIO S.; TANNURE-NASCIMENTO, IVELIZE C.; DANTAS, JOSE O.; TURATTI, IZABEL C.; LOPES, NORBERTO PEPORINE. Task-Related Variation of Cuticular Hydrocarbon Profiles Affect Nestmate Recognition in the Giant ant Dinoponera quadriceps. Journal of Insect Behavior, v. 26, n. 2, p. 212-222, . (10/10027-5, 07/01231-5)