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Conflitos epistemologicos e o ensino de lingua inglesa no contexto das universidades particulares brasileiras

Processo: 09/53830-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Lynn Mario Trindade Menezes de Souza
Beneficiário:Carlos Renato Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Língua inglesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conflitos Epistemologicos | Educacao | Lingua Inglesa | Multiletramentos | Teorias Do Conhecimento | Universidades Particulares

Resumo

Este projeto propõe investigar os conflitos epistemológicos que se observam na sala de aula de língua inglesa no contexto dos cursos de Licenciatura em Língua Inglesa em universidades particulares brasileiras. Partindo do pressuposto de que o conceito de conhecimento passa por transformações visíveis nas sociedades do início do século 21, e que os saberes se colocam cada vez mais em confronto, busca-se identificar como a coexistência de saberes é encenada na relação pedagógica que envolve instituição, professores e alunos. Defende-se a idéia de que o conflito, mais do que barreira para uma comunicação idealmente não-distorcida - ou condição que meramente atesta a diversidade -, é o ponto de partida para uma proposta que leve de fato em conta a questão da diferença e, como tal, devem ser trabalhados em todo o seu potencial na relação pedagógica, o que implica uma reavaliação das propostas curriculares e dos programas e conteúdos homogeneizantes propostos pela instituição. Dentro do contexto específico da universidade em que leciono, proponho uma pesquisa exploratória e auto-reflexiva entre os alunos, futuros professores de Língua Inglesa, no sentido de traçar uma genealogia dos saberes que eles trazem para a universidade e identificar de que modo estes reforçam ou se contrapõem às epistemologias que sustentam a proposta pedagógica para o curso. A partir dessa análise, busca-se proporcionar instâncias de agência direta dos alunos, juntamente com os professores, sobre os modos como estão estruturados os saberes com que irão lidar ao longo do curso, bem como aqueles nos quais serão chamados a intervir em suas futuras práticas profissionais. (AU)

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