Busca avançada
Ano de início
Entree

Isoflavonas e capacidade antioxidante in vitro: comparação entre cultivos tradicional e orgânico de soja

Processo: 08/11533-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Ines Genovese Rodriguez
Beneficiário:Diully Mata Balisteiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Isoflavonas   Antioxidantes   Soja
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capacidade antioxidante | cultivos orgânicos | fenólicos totais | Isoflavonas | Soja | Ciência dos Alimentos

Resumo

Os alimentos de origem vegetal apresentam compostos não-nutrientes (fitoquímicos), tais como as isoflavonas da soja, que apresentam ações biológicas promotoras da saúde, como atividades antioxidante, antiinflamatória e hipocolesterolêmica. O consumo da soja (Glycine max), embora tradicionalmente restrito às dietas orientais, vem se estendendo pelo Ocidente já há alguns anos. O elevado conteúdo protéico de bom valor nutricional da soja, aliado ao seu baixo custo de produção e à alta produtividade, justifica o interesse no aumento do seu consumo pela população. Nas últimas décadas, a crescente consciência ambiental em combinação com o interesse em alimentos mais seguros conduziram a população a questionar práticas agrícolas modernas. Isto foi refletido em uma demanda crescente para o produto orgânico, que é percebido como menos prejudicial ao ambiente e mais saudável do que alimentos cultivados convencionalmente. No entanto, nada se sabe em relação ao efeito deste tipo de cultivo sobre o potencial benéfico à saúde da soja. Diante disto, os objetivos deste trabalho são comparar os cultivos tradicional e orgânico da soja, obtidos concomitantemente da fazenda da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na safra 2008/2009, em relação aos teores de fenólicos totais, isoflavonas e capacidade antioxidante in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALISTEIRO, DIULLY MATA; ROMBALDI, CESAR VALMOR; GENOVESE, MARIA INES. Protein, isoflavones, trypsin inhibitory and in vitro antioxidant capacities: Comparison among conventionally and organically grown soybeans. Food Research International, v. 51, n. 1, p. 8-14, . (08/11533-1)