Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolucao dos estagios de mudanca para o consumo de carnes vermelhas em nipo-brasileiros: impacto de uma intervencao no estilo de vida.

Processo: 07/59860-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Daniela Saes Sartorelli
Beneficiário:Patricia Barbieri
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Consumo de alimentos   Epidemiologia nutricional

Resumo

O presente estudo integra as atividades do projeto "Estudo de intervenção no estilo de vida da população nipo-brasileira de alto risco para síndrome metabólica, residentes em Bauru, SP" e dará continuidade ao projeto de iniciação cientifica "Estágios de mudança do consumo de carnes vermelhas em nipo-brasileiros". O delineamento será do tipo longitudinal e serão utilizados dados de 458 indivíduos nipo-brasileiros de ambos os sexos com idade entre 30 e 90 anos, que participaram da primeira e segunda avaliações do estudo de intervenção no estilo de vida realizadas em 2005 e 2006, respectivamente. O consumo excessivo de gorduras saturadas vem sendo apontado como um relevante fator de risco pra as doenças cardiovasculares (WHO, 2003). Um estudo prévio desenvolvido entre nipo-brasileiros verificou que o consumo elevado de carnes vermelhas estava associado a um risco 4,7 vezes maior de desenvolver síndrome metabólica quando comparado ao menor consumo (Freire, 2006). Dessa forma, a redução do consumo de carnes vermelhas foi uma das principais metas do estudo de intervenção no estilo de vida conduzido nesta população. Os estágios de mudança para consumo alimentar vêm sendo empregados para a avaliação da motivação individual em alterar hábitos alimentares. Sua transição reflete o impacto das orientações nutricionais na possível adesão ao tratamento dietético. O objetivo do presente estudo será investigar o impacto da intervenção nutricional na evolução dos estágios de mudança para o consumo de carnes vermelhas na população nipo-brasileira de Bauru. (AU)