Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de proteinas expressas na superficie de eritrocitos infectados por plasmodium chabaudi e sua influencia na modulacao de a na modulacao de celulas dendriticas.

Processo: 05/51619-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Regina D'Império Lima
Beneficiário:Sergio Marcelo Rodríguez Málaga
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas da membrana   Plasmodium chabaudi   Células dendríticas   Malária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Dendriticas | Imuno Modulacao | Malaria | Plasmodium Chabaudi | Proteinas De Membrana

Resumo

Os estudos da interação direta entre o eritrócito infectado e as DCs apresentam resultados um tanto discordantes. Evidências mostram que o contato direto entre eritrócitos parasitados e receptores na superfície das DCs estimularia de forma eficaz esta resposta. Por outro lado, tem sido demonstrando que este contato modularia negativamente a ativação das DCs, causando uma resposta inadequada frente à infecção. Esta modulação poderia estar sendo promovida pelas proteínas do parasita presentes na superfície dos eritrócitos infectados, que estariam sendo diferencialmente expressas por parasitas de distintos graus de virulência. Este projeto visa estudar a modulação exercida sobre as DCs, pelas proteínas expressas na membrana de eritrócitos infectados por duas cepas de Plasmodium chabaudi. Em uma primeira etapa verificando a existência de possíveis diferenças no grau de ativação das DCs incubadas com eritrócitos infectados por duas cepas de P. chabaudi. O segundo objetivo apresenta uma abordagem proteômica destinada à caracterização e diferenciação dessas proteínas expressas na membrana de eritrócitos infectados propondo definir possíveis fatores de virulência que estariam modulando a função das DCs e impedindo um controle eficaz da infecção aguda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)