Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do mate (Ilex paraguariensis) sobre o processo de carcinogênese de cólon e mama em fêmeas da linhagem Swiss

Processo: 06/60512-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Luís Fernando Barbisan
Beneficiário:Joyce Regina Zapaterini Rossi
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Quimioprevenção   Ilex paraguariensis   Modelos animais de doenças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camellia Sinensis | Camundongos Swiss | Llex Paraguariensis | Preneoplasia E Neoplasia | Quimioprevencao

Resumo

Este projeto tem como objetivo estabelecer uma possível atividade quimiopreventiva das infusões de Ilex paraguariensis (mate) sobre a etapa de promoção da carcinogênese química do cólon e da mama em fêmeas de camundongos Swiss iniciadas com 1,2-dimetilhidrazina (DMH) e 7,12-dimetilbenz(a)antraceno (DMBA), respectivamente. Para tanto, as fêmeas dos grupos 1 a 4 receberão cinco doses de 50 mg/kg de DMBA (via intragástrica) durante as cinco primeiras semanas do experimento e nas semanas quatro e cinco, os animais receberão quatro doses de 40 mg/kg de DMH (via subcutânea, duas doses semanais). Após as cinco semanas de iniciação, os grupos 2 e 3 receberão infusão de Ilex paraguariensis de amostras orgânica ou comercial, respectivamente, e o grupo 4 receberá infusão de Camellia sinensis de amostra comercial (controle positivo). Os grupos 5, 6, 7 8 receberão os veículos de administração dos cancerígenos DMBA e DMH, e após as cinco primeiras semanas do experimento, receberão infusão de Ilex paraguariensis (amostras orgânica ou comercial) ou de Camellia sinensis, ou água filtrada, respectivamente. Os animais serão sacrificados ao final da vigésima semana do experimento e a incidência, tipos e multiplicidade de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas de cólon e mama e os níveis de proliferação celular (detecção de células PCNA positivas) e de apoptose no tecido epitelial normal e/ou alterado serão comparados entre os diferentes grupos experimentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAPATERINI‚ J.R.; BIDINOTTO‚ L.T.; RODRIGUES‚ M.A.M.; BARBISAN‚ L.F.. Chemopreventive effects of mate against mouse mammary and colon carcinogenesis. HUMAN & EXPERIMENTAL TOXICOLOGY, v. 29, n. 3, p. 175-185, . (06/60512-1)