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Cinema Novo, de novo: as influências do Cinema Novo na representação da realidade de filmes brasileiros contemporâneos

Processo: 08/58728-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Ane Shyrlei Araújo
Beneficiário:Renato Andrade de Oliveira Batata
Instituição Sede: Faculdade de Comunicação e Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectador   Metalinguagem   Cinema novo   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Novo | Contexto | Convergencia Midiatica | Cultura | Espectador | Metalinguagem

Resumo

Esta proposta tem como objeto de pesquisa, o reencontro de uma trajetória da cultura cinematográfica inaugurada com o cinema novo e que atualmente, comparece em alguns filmes, de modo diluído pelos recursos emprestados da contaminação e convergência dos meios, na construção da linguagem cinematográfica. No afã de reconstituir a inteligibilidade da linguagem objeto sobre a qual se propõe o trabalho, se busca um denominador comum, qual seja, um diagnóstico do contributo da invenção. Esta não se reduz à temática, mas, à discriminação qualitativa que incidirá em procedimentos portadores da sintonia da metalinguagem com seu tempo. Isto é, inseridos em seu tempo, circunscritos a determinada temática, o modo pelo qual são realizados estes registros com recursos e procedimentos cinematográficos, atribuindo-lhes sentidos, significados e interpretações. Através de um corte sincrônico será possível identificar espaços similares de criação entre o Cinema Novo e o cinema contemporâneo. Para isto, será necessário realizar uma descrição e análise dos recursos de linguagem cinematográfica dos filmes escolhidos. Assim, se torna possível verificar como cineastas contemporâneos se utilizam das influências do Cinema Novo em seus filmes. Três filmes brasileiros contemporâneos servirão de base para organizar uma trajetória de correspondências, entre filmografias de fases diversas; Cidade de Deus, de Fernando Meirelles; Cinema Aspirinas e Urubus de Marcelo Gomes e Baixio das Bestas de Cláudio de Assis. (AU)

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