Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho, rendimento de carcaça e gordura abdominal de frangos de corte alimentados com dietas contendo complexo multienzimático e fontes lipídicas.

Processo: 10/15780-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Antonio Celso Pezzato
Beneficiário:Natani Cruz Alexandre
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Óleo de soja   Enzimas

Resumo

Este trabalho irá determinar o efeito de fontes lipídicas em rações com complexo multienzimático sobre o desempenho, rendimento de carcaça e gordura abdominal de frangos de corte. Serão utilizados 840 pintos, machos, da linhagem Cobb, alojados em um aviário com 24 boxes de 1,0 x 2,5 m, com 35 aves por boxe, em densidade de 14 aves/m². As aves serão distribuídas num delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 2 + 2, duas fontes de óleo (óleo de soja e gordura de aves) com dois níveis de inclusão (2 e 4%), em rações com complexo multienzimático, e dois tratamentos controle sem adição de óleo, com complexo multienzimático (positivo) e sem complexo multienzimático (negativo), com quatro repetições de 35 aves. As rações serão isoenergéticas e isoprotéicas dentro de cada fase de criação e formuladas à base de milho e farelo de soja. Os comedouros serão do tipo tubular e os bebedouros do tipo pendular. Água e ração serão fornecidas ad libitum durante todo o período de criação, o programa de luz realizado será de acordo com o manual da linhagem. Aos 21 e 42 dias de idade das aves será analisado o peso corporal, ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar e mortalidade; e ao final do período experimental será calculado o índice de eficiência produtiva. Aos 42 dias de idade, serão retiradas quatro aves no peso médio de cada repetição, que ficarão em jejum alimentar de 8 horas, para determinação de rendimento de carcaça e percentual de gordura abdominal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)