Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do conteudo de colageno e metaloproteinases em pequenas vias aereas de pacientes com sindrome do desconforto respiratorio agudo.

Processo: 07/55136-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marisa Dolhnikoff
Beneficiário:Nicole Inforsato
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular   Metaloproteinases   Respiração artificial   Colágeno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colageno | Matriz Extracelular | Metaloproteinases | Pequenas Vias Aereas | Sdra | Ventilacao Mecanica

Resumo

A Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é uma comum, mas devastante síndrome de lesão pulmonar aguda que acomete tanto pacientes clínicos como cirúrgicos e é caracterizada por um infiltrado pulmonar bilateral não decorrente de uma elevação na pressão da câmara cardíaca esquerda. Apresenta uma alta mortalidade principalmente em idades mais avançadas e em presença de fatores secundários como o abuso do álcool. Tem como mecanismo chave a inflamação que se apresenta difusa e com conseqüentes edemas e preenchimento dos espaços alveolares por membrana hialina, fluidos ricos em proteínas e células inflamatórias. Um dos tratamentos principais é a ventilação mecânica, cujos parâmetros ideais encontram-se ainda em investigação. A insuficiência respiratória progressiva da SDRA deve-se sobretudo ao extenso comprometimento do parênquima alveolar com grande prejuízo das trocas gasosas. Entretanto, sabe-se que as pequenas vias aéreas estão também acometidas. Poucos estudos descrevem as alterações histológicas das pequenas vias aéreas na SDRA e pouco se sabe sobre sua participação na fisiopatologia, progressão e resolução da síndrome. Este estudo tem como objetivo caracterizar as alterações de colágeno I e da metaloproteinase 9 das pequenas vias aéreas na SDRA Serão analisadas as pequenas vias aéreas de pacientes que morreram por Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo através de estudo morfológico/morfométrico por análise de imagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)