Busca avançada
Ano de início
Entree

Linguagem, identidade e consciência racial da criança negra: uma análise a luz de Vygostky e Bakhitin

Processo: 05/51005-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Beneficiário:Carolina de Paula Teles
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Identidade (psicologia)   Identidade étnica   Linguagem   Consciência (percepção)   Relações étnicas e raciais   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consciencia Racial | Educacao Infantil | Identidade | Linguagem

Resumo

Os estudos relacionados à linguagem remetem à perspectiva da teoria Histórico-Cultural, adentrando nas questões relativas à concepção de homem e à construção do pensamento e da linguagem. Isso posto, diversas pesquisas têm abordado a questão da interiorização da palavra, uma vez que buscar na formação de conceitos e na maneira como está ocorre permite discutir aspectos relevantes acerca da educação escolarizada. É com base nessa problemática inicial que a pesquisa questiona como a linguagem influencia na construção da identidade e consciência racial de crianças negras na educação infantil. Para que tal análise seja feita, a pesquisa propõe uma abordagem qualitativa, com ênfase nas questões relativas à teoria Histórico-Cultural. As análises apoiam-se, ainda, em observações do cotidiano escolar, bem como em entrevistas com um membro da família de cada criança selecionada para a pesquisa de campo. Em relação às crianças, propõe-se encontros a serem realizados a partir da leitura de livros infantis e posterior discussão da questão racial. Com isso espera-se responder às questões da construção da identidade das crianças envolvidas na pesquisa, bem como analisar as implicações da educação escolarizada nesse processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)