Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise comparativa do potencial reprodutivo e a relacao com a ocupacao de conchas entre duas populacoes do ermitao dardanus insignis (crustacea, anomura) no litoral paulista.

Processo: 03/09059-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Luis Medina Mantelatto
Beneficiário:Ivana Miranda da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anomuros   Distribuicão   Ermitões   Decapoda   Crustacea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anomura | Conchas | Crustacea | Decapoda | Distribuicao | Ermitoes

Resumo

A associação entre os ermitões e as conchas provavelmente teve sua origem em formas que utilizavam fendas e orifícios como abrigos. Para ter sucesso em seu crescimento, desenvolvimento e reprodução, os ermitões necessitam de um suprimento adequado dessas estruturas protetoras. Dentre os fatores que determinam o sucesso reprodutivo de uma espécie, está a sua potencialidade em deixar descendentes, também conhecida como fecundidade. A estimativa da fecundidade é quantificada em função de alguma dimensão corpórea. No entanto, para os ermitões além deste parâmetro, sabe-se que a concha pode exercer papel decisivo no potencial reprodutivo de uma população. Considerando-se o escasso conhecimento sobre a biologia reprodutiva sobre ermitões de grande porte, o presente projeto pretende caracterizar õ potencial reprodutivo por meio da fecundidade do ermitão Dardanus insignis, avaliando-se a relação da fecundidade com a espécie de conchas ocupadas. Ainda, considerando-se que D. insignis é uma das raras espécies que mantém uma íntima relação de co-existência com outro anomuro, o porcelanídeo Porcellana sayana, pretende-se avaliar a relação/influência deste porcelanídeo na fecundidade de D. insignis. Tal perfil será analisado comparativamente entre duas populações de áreas distintas no litoral norte paulista (SP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)