Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquisição de verbos em pré-escolares falantes do português brasileiro

Processo: 05/04131-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Ana Manhani Cáceres Assenço
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento da linguagem   Aquisição da linguagem   Verbo   Português do Brasil   Língua portuguesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crianca | Desenvilvimento De Linguagem | Verbo | Linguagem

Resumo

O estudo da aquisição de substantivos e verbos em diversas línguas demonstrou que em fases iniciais do desenvolvimento da linguagem as crianças possuem uma facilidade maior em produzir os substantivos. Muitos são os estudiosos que buscam elucidar o porquê deste fato, o referente concreto e a pragmática são exemplos de sugestões encontradas na literatura. O verbo, entendido como uma unidade mais complexa, tende a exigir mais da criança para ser percebido. Entretanto, constitui-se como unidade fundamental para o desenvolvimento gramatical, pois determina a utilização de múltiplas palavras favorecendo que a criança deixe de enunciar frases com palavras desconexas. Com o intuito de compreender melhor as relações entre substantivos e verbos e, ainda, buscando verificar a variação do uso de verbos com diferentes características, o presente estudo pretende quantificar a relação entre o uso de substantivos e verbos em 60 (sessenta) pré-escolares falantes do Português Brasileiro em desenvolvimento normal de linguagem, além de classificar os verbos produzidos por estes conforme o sugerido por Lima (1982). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEBORA MARIA BEFI-LOPES; ANA MANHANI CÁCERES. Verificação da morfologia verbal em pré-escolares falantes do Português Brasileiro. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 4, p. 470-475, . (05/04131-6)
DEBORA MARIA BEFI-LOPES; ANA MANHANI CÁCERES; KARINA DE ARAÚJO. Aquisição de verbos em pré-escolares falantes do português brasileiro. Revista CEFAC, v. 9, n. 4, p. 444-452, . (05/04131-6)