Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquisição e uso de verbos em pré-escolares com distúrbio específico de linguagem

Processo: 13/07032-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Marianne Querido Verreschi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Aquisição da linguagem   Verbo

Resumo

As crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL) apresentam inúmeras dificuldades linguísticas, dentre elas a dificuldade com verbos pode ser marcante (Windfuhr, Faragher et al., 2002).Muitos autores têm estudado as implicações da aquisição verbal para os sujeitos com DEL, uma vez que os verbos funcionam como elementos organizadores da estrutura sintática e do uso correto de outras classes de palavras na expressão linguística (Araujo, 2007).Assim, no intuito de estudar a utilização funcional de verbos e substantivos por crianças com distúrbio específico de linguagem falantes do Português Brasileiro, o presente estudo pretende quantificar a relação entre o uso de substantivos e verbos em pré-escolares brasileiros com distúrbio específico de linguagem (DEL), além de classificar os verbos produzidos por eles, de acordo com o sugerido por Lima (1982).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANNE QUERIDO VERRESCHI; ANA MANHANI CÁCERES-ASSENÇO; DEBORA MARIA BEFI-LOPES. Uso de substantivos e verbos por pré-escolares com alteração específica de linguagem. CoDAS, v. 28, n. 4, p. 362-368, Ago. 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.