Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao do desenvolvimento do vocabulario em criancas com disturbio global do desenvolvimento - correlatos no perfil funcional da comunicacao.

Processo: 99/11740-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Aline Elise Gerbelli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vocabulário   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pragmatica | Vocabulario

Resumo

Esta pesquisa pretende contribuir com os estudos formais da língua em crianças com distúrbio global do desenvolvimento, focando-se no desenvolvimento do vocabulário. Pretende-se relacionar este aspecto à função pragmática, especialmente comprometida nesta população. A proposta é decorrente da necessidade de parâmetros científicos na área, assim como acontece em todo o campo de atuação do fonoaudiólogo no Brasil. A coleta de dados será realizada a partir da investigação de 15 crianças com diagnóstico de distúrbio global do desenvolvimento, com idades entre 3 e 13 anos, de ambos os sexos, com alguma linguagem verbal serão aplicados os protocolos de identificação das funções comunicativas e meios comunicativos, proposto por Fernandes (1995), de desempenho sociocognitivo (Fernandes, Molini & Barrichelo, 1997), e de avaliação do vocabulário, proposto por Befi Lopes (1997). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)