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Aspectos socio-cognitivos observaveis na terapia fonoaudiologica de criancas com disturbios psiquiatricos.

Processo: 96/05742-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1996
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1997
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Daniela Regina Molini-Avejonas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo Infantil | Cognicao E Linguagem | Investigacao Socio Cognitiva

Resumo

A partir da teoria pragmática, os elementos do contexto, linguísticos ou não, são incluídos no estudo da linguagem e podem ser estabelecidas as funções dos atos comunicativos, isto é, o valor social da linguagem. O estudo desenvolvido por Wetherby e Prutting (1984) analisou as habilidades comunicativas de oito crianças e de resultados mostram que nas crianças autistas, as áreas de desenvolvimento sócio-cognitivo apresentaram um padrão desigual de evolução. A proposta deste estudo visa observar os aspectos sócio-cognitivos na terapia fonoaudiológica de sessenta crianças, sendo trinta portadoras de síndrome autistica e outras trinta, não, discutindo as relações com diagnósticos psiquiátricos específicos. (AU)

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