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Eficacia do programa de remediacao fonologica em escolares com dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita de ensino publico municipal.

Processo: 01/14233-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Gilvania Barbosa de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Consciência fonológica   Leitura   Aprendizagem   Fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Consciencia Fonologica | Dificuldade | Fonologia | Leitura | Remediacao Fonologica

Resumo

Estudos com o desenvolvimento da consciência fonológica por programas de remediação no Brasil ainda são poucos. Planejar programas individuais de remediação requer análise das habilidades envolvidas na aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita para que desta forma, as dificuldades fonológicas que envolvem a aprendizagem do ato de ler e escrever possa ser identificada, ensinada e trabalhada para que ocorra o desenvolvimento desta habilidade de linguagem necessária para a aprendizagem do sistema de escrita alfabético do português. Os objetivos deste estudo são caracterizar os achados da avaliação fonológica em crianças com e sem dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita; comparar os achados da avaliação fonológica entre crianças sem e com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita e verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita do ensino fundamental de escola municipal da cidade de Marília-SP. Participaram deste estudo 60 escolares da 2ª a 4ª séries de ensino municipal, sendo 30 escolares sem dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita e 30 com dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita. Como procedimento será utilizado o programa de remediação fonológica de BROOM & DOCTOR (1995) composto de pré-testagem, treino e pós-testagem. Os instrumentos utilizados na avaliação e reavaliação do programa serão baseados na investigação do desempenho. (AU)

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