Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao da composicao quimica, da qualidade de carcaca e de carne de suinos de diferentes linhagens durante as fases de crescimento, terminacao e pos-terminacao.

Processo: 02/07022-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Paulo José do Amaral Sobral
Beneficiário:Milena Martelli Tosi
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassonografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ultra-Sonografia

Resumo

O processo produtivo relativo a cadeia suinícola, que atende as exigências de mercado atual para produção de carne suína de elevada qualidade, depende da interação de diversos fatores, entre eles genética, nutrição, alimentação, ambiente, comportamento, sanidade, entre outros; sendo alguns destes de controle do produtor e outros do frigorífico. O' incremento da quantidade e a melhoria da qualidade de carne na carcaça de suínos representa atualmente um dos principais objetivos da indústria de carne, em especial dos frigoríficos, que tem no processo de tipificação de carcaça sua principal meta. Os valores relativos às características de carcaça podem ser obtidos através de ultra-sonografia, antes mesmo da data de abate dos animais, permitindo desta forma possíveis correções ou adequações de manejos (alimentar e/ou nutricional) para a obtenção de carcaças e de produtos cárneos de melhor qualidade. Esta pesquisa objetiva: determinar as curvas de desenvolvimento dos tecidos muscular e adiposo de diferentes linhagens nas fases de crescimento, terminação e pós-terminação, através da técnica de ultra-sonografia in vivo; avaliar a precisão da técnica de ultra-som para a predição das características de carcaça, comparando os resultados obtidos in vivo com os obtidos diretamente da carcaça, no post morten; determinar as características de carcaça e de carne (cor, textura, maciez, pH, e outros) dos suínos das diferentes linhagens e nas diferentes etapas de desenvolvimento corporal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)