Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao do modelo didatico analogico (mda) e do portfolio no ensino superior: uma aproximacao a metacognicao.

Processo: 09/51898-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Elena Infante-Malachias
Beneficiário:Diana Borges dos Santos
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metacognição   Ensino de ciências   Argumentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argumentacao | Ensino De Ciencias | Metacognicao | Modelo Didatico Analogico

Resumo

No ensino de ciências há uma distância entre a linguagem cotidiana utilizada pelos alunos e a linguagem erudita utilizada pelos professores, o que provoca dificuldades na comunicação entre professores e alunos. Uma possibilidade que pode facilitar essa comunicação é a utilização por parte dos professores de atividades que favoreçam a metacognição. Um modelo que utiliza a metacognição é o Modelo Didático Analógico (MDA). O MDA, tenta traduzir a ciência erudita para o conhecimento dos alunos através de uma analogia com eventos do cotidiano, sendo essa construída pelo próprio aluno. Nesta pesquisa realizaremos o MDA com estudantes do Ensino Superior na disciplina Fundamentos da Didática, com aproximadamente 60 alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na Universidade de São Paulo. Os alunos utilizarão o MDA nas aulas e produzirão textos. Para avaliar a produção dos argumentos e a aproximação dos estudantes à metacognição utilizaremos como ferramenta metodológica a análise de argumentos de Toulmin. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)