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Inclusao educacional de jovens e adultos com deficiencia mental: interacao social, relacao com o conhecimento e constituicao dos sujeitos.

Processo: 05/56950-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Marta Kohl de Oliveira
Beneficiário:Maria de Fátima Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência mental   Desenvolvimento   Inclusão   Interação   Conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento | Deficiencia Mental | Desenvolvimento | Educacao Jovem Adulto | Inclusao | Interacao

Resumo

Este projeto de pesquisa toma como fundamento as proposições da Psicologia histórico-cultural sobre a gênese social do desenvolvimento humano enfatizando a necessidade de consideração da importância das práticas culturais, dos modos de inserção dos indivíduos na vida social, como constitutivos dos processos psicológicos superiores. Nesse contexto, assume a deficiência mental como condição humana diferenciada, não apenas organicamente determinada, mas também socialmente constituída, apontando o caráter complexo e singular de sua configuração em cada indivíduo, em cada etapa de desenvolvimento. A partir dessas proposições argumenta pela necessidade de conhecimento e discussão das contingências histórico-culturais constitutivas das possibilidades de desenvolvimento psíquico na juventude e na idade adulta e, enfatizando o potencial transformador das práticas educativas, propõe a investigação dos modos de participação de sujeitos jovens e adultos com deficiência mental nas práticas educacionais que configuram sua inclusão em programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em atividades de caráter sócio-ocupacional e de qualificação para o trabalho, desenvolvidas por Instituições de Educação Especial, buscando compreender que possibilidades de participação social se configuram no convívio com conhecimentos, valores e atividades que referendam os mundos jovem e adulto; que condições contingenciam seus modos de participação: seu acesso e sua permanência nessas práticas e, como essas práticas afetam seu desenvolvimento pessoal, sua constituição como jovens e adultos. (AU)

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