Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo neurofarmacologico da interacao entre circuitos opioides na via nigro-tectal, e de seu pael na modulacao do comportamento de defesa.

Processo: 01/07223-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Norberto Cysne Coimbra
Beneficiário:Ramon D Angelo Dias
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Os processos de elaboração do medo e da defesa afetiva têm despertado grande interesse nos grupos de pesquisa que estudam as bases neurais e psicofarmacológicas da síndrome do pânico. As projeções estriado-nigro-téctais têm sido propostas como uma via de controle das respostas defensivas elaboradas no mesencéfalo dorsal. No presente trabalho, estudar-se-ão as características morfológicas das projeções nigro-tectais, realizando-se um neurotraçamento dessas vias, com o uso de biodextranas e de fast blue, microinjetados no teto mesencefálico e na substância negra, parte reticulada (SNpr). Assim também serão estudados os efeitos de microinjeções de salina (NaCI a 0,9%), naloxone ou naloxonazine na (SNpr) sobre os limiares do comportamento de defesa (congelamento e fuga) eliciados por estimulação elétrica das camadas profundas do colículo superior e da substância cinzenta periaquedutal dorsal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)