Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influência das marcas de cigarro na Fórmula 1

Processo: 05/60053-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Osvando José de Morais
Beneficiário:Lucas Augusto Costa Pinto Giavoni
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Graduação. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Marcas   Cigarro   Propaganda   Propaganda comercial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cigarro | Comunicacao | Formula 1 | Influencia | Marcas

Resumo

A pesquisa visa analisar o papel que a indústria do cigarro exerceu na Fórmula 1 através do tempo. Desde que, em 1968, foi liberada a publicidade nos carros, a indústria do cigarro é, de longe, a que mais financiou a categoria. A influência da publicidade nos carros foi nítida: a categoria, antes amadora e restrita a um seleto grupo de interessados, ganhava, aos poucos, o caráter de esporte altamente profissional e de interesse mundial, como é na atualidade. A publicidade projetou o automobilismo a um novo grupo de pessoas, muito maior - e o cigarro foi um dos grandes responsáveis por isso. Atualmente, a indústria tabagista vem perdendo terreno na categoria: legislações cada vez mais severas proíbem, em vários países-sede de corridas, a exibição das marcas de cigarro. Em 2006, haverá a proibição total e um dos grandes recursos financeiros da categoria se fechará por definitivo, podendo acontecer, como efeito colateral, uma série de medidas que afetem os regulamentos da F1, para conter os custos, cada vez maiores. A pesquisa é inédita, sem registros similares na literatura automobilística ou acadêmica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)