Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise morfometrica e radiografica da resposta tecidual ao osso bovino misto (obm) medular implantado em defeito de tamanho critico na calvaria de ratos.

Processo: 04/00043-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:José Mauro Granjeiro
Beneficiário:Danilo Donizetti Januario Janune
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transplante ósseo   Enxerto ósseo   Regeneração óssea guiada   Biomateriais   Reparo ósseo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Implante Osseo | Implante Xenogenico | Osso Bovino | Regeneracao Ossea Guiada | Reparo Osseo

Resumo

Ossos são um tecido plástico e dinâmico, capaz de se remodelar, respondendo a estímulos extrínsecos e intrínsecos, bem como de se reparar. Porém, defeito ósseo extenso não tem capacidade de reparar-se por si só no decorrer da vida do indivíduo. Nestes casos, podem ser utilizados os biomateriais para auxiliar o reparo ósseo, dentre os quais estão os materiais xenogênicos. O osso bovino misto (OBM) é tratado de modo a manter o componente colagênico, que lhe confere resiliência e baixa friabilidade, e o componente inorgânico, que lhe confere resistência. O propósito deste trabalho é avaliar o reparo ósseo de defeito de tamanho crítico em crânio de ratos tratados com disco de OBM medular utilizando a análise morfométrica e radiográfica. Serão utilizados 30 ratos Wistar machos adultos, que serão submetidos à cirurgia para confecção de um defeito circular de 8mm de diâmetro removendo toda a diploe. Os defeitos serão preenchidos com um disco de OBM de 8mm de diâmetro por 3mm de espessura e os animais serão mortos após 0 hora, 30, 60 e 120 dias. As peças serão removidas, fixadas em formol 10% tamponado, radiografadas, desmineralizadas e processadas pela técnica histotécnica padrão para coloração em hematoxilina-eosina. Após, seguirá a análise morfométrica e radiográfica. O método de análise estatística empregado para a análise radiográfica será a análise de variância e teste de Tukey e será realizado teste paramétrico com os dados da análise morfométrica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)