Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem e caracterização de genes codificando proteínas de superfície de Ehrlichia canis

Processo: 08/04778-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mozart de Azevedo Marins
Beneficiário:Daiane Santos Rosa Aguiar
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ehrlichia canis   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

As erliquioses e anaplasmoses são doenças emergentes causadas por endobactérias Gram-negativas da família Anaplasmataceae, ordem Rickettsiales. Dentre estas, a erliquiose monocítica canina (EMC) possui incidência expressiva no país e seu agente etiológico é a Ehrlichia canis. O cultivo desta espécie em culturas de células pode ser utilizado como modelo para estudar a Biologia do gênero Ehrlichia e revelar aspectos importantes da sua patogenicidade, alguns destes compartilhados por outras endobactérias. No âmbito do projeto "Análise transcricional de genes relacionados ao ciclo de vida, relação parasita-hospedeiro e patogenicidade de Ehrlichia canis" (processo 2007/07234-6 ), uma análise transcricional de E. canis será feita com uso das técnicas de PCR e RT-PCR em tempo real, buscando-se identificar correlações entre os diferentes genes analisados e o tempo de proliferação da bactéria em culturas de células. A candidata à bolsa de IC, realizará os experimentos para a clonagem e caracterização dos genes analisados da linhagem padrão do projeto ( E. canis São Paulo). O clones obtidos serão utilizados como controles nos experimentos de PCR e RT-PCR em tempo real. A análise da sequência dos genes p28 e p120 servirão também para a caracterização destes genes na linhagem E. canis São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, E. V.; SILVA, G.; CARDOZO, G. P.; BITENCOURT, T. A.; FRANCA, S. C.; FACHIN, A. L.; MARINS, M. In silico characterization of three two-component systems of Ehrlichia canis and evaluation of a natural plant-derived inhibitor. Genetics and Molecular Research, v. 11, n. 4, p. 3576-3584, 2012. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.