Sous le ciel de Paris, memória e nomadismo da canção francesa no Brasil: documentá...
Experimentalismo e inovação na música popular brasileira nos anos 1970
Processo: | 01/06653-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2001 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2002 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | Eduardo Peñuela Cañizal |
Beneficiário: | Heloísa de Araújo Duarte Valente |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Canção Memória cultural Eficiência |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cancao | Memoria | Midia | Nomadismo | Paisagem Sonora | Performance |
Resumo Este projeto pretende dar continuidade às pesquisas que resultaram em minha tese de doutorado, As vozes da canção na mídia (PUC-SP, 2000). Através de um estudo comparativo entre algumas canções compostas a partir da consolidação das tecnologias do som e da imagem, busca-se compreender como mecanismos de memória (e esquecimento) operam no universo da mídia. Dado que o tango portenho é a canção mais antiga ainda hoje composta e executada, será escolhido, como paradigma de análise inicial, quer na versão portenha, quer nas diversas vertentes do tango nômade (estrangeiro), com ênfase na versão brasileira. Na etapa seguinte, o estudo abordará outros gêneros de canções nômades: o fado e variantes do flamenco. Tal investigação, importante no que tange a uma compreensão da própria evolução da linguagem musical, pelo viés da semiótica da cultura, revela-se igualmente substantiva no panorama dos estudos culturais brasileiros e ibero-americanos. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |