Busca avançada
Ano de início
Entree

Germinacao e estabelecimento de trichilia claussenii c.dc e trichilia casarettii c.dc sob a copa de diferentes especies arboreas do dossel em areas de restauracao florestal.

Processo: 07/58816-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Sergius Gandolfi
Beneficiário:Carolina Fernandes Nalon
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Semeadura direta

Resumo

Visando contribuir com novas técnicas de enriquecimento em áreas de restauração, este projeto tem como objetivo comparar a eficiência de duas espécies do gênero Trichilia em germinar, a partir de semeadura direta sob a copa de diferentes espécies de árvores, em uma área de restauração com fisionomia florestal já estabelecida. O trabalho será desenvolvido no Município de Iracemápolis - SP, em uma floresta estacional semidecidual restaurada com aproximadamente 20 anos. Sob a projeção da copa de 32 indivíduos de quatro espécies de árvores (8 árvores de cada espécie) serão feitos sulcos em forma de circunferências, com raio de 60 cm, centralizadas no tronco das árvores. Em cada uma dessas circunferências será feita semeadura direta de 25 sementes, totalizando 800 sementes utilizadas para cada espécie de Trichilia, que serão semeadas em épocas distintas. Será feito o monitoramento da germinação durante três meses, além da avaliação do crescimento e sobrevivência de plântulas de T. claussenii que resultarem do experimento de semeadura por um período de cinco meses. Serão realizados testes de germinação e vigor em laboratório em diferentes períodos após a coleta das sementes com o objetivo de verificar se o armazenamento em sacos plásticos selados e em ambiente com ar condicionado (25°C 4°C e 45% a 60% UR) altera as taxas de germinação das mesmas. Serão analisadas as respostas de germinação de cada espécie de Trichilia em relação às espécies de dossel, das espécies de Trichilia em relação a cada espécie de dossel e a sobrevivência e crescimento das plântulas de T. claussenii em relação as diferentes espécies de dossel. Com isso este projeto também pode contribuir para a produção de conhecimentos gerais sobre a biologia das espécies estudadas. (AU)