Busca avançada
Ano de início
Entree

Micro-sítio como filtro para o estabelecimento de regenerantes arbóreos em áreas restauradas

Processo: 09/12663-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Maria Isabel Ferreira Bertacchi
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Restauração ecológica

Resumo

As características da regeneração natural no sub-bosque de comunidades florestais restauradas compõem os principais indicadores de sucesso dos projetos de restauração ecológica, sendo a ausência dessa regeneração o principal gargalo para a perpetuação de projetos inseridos em paisagens muito fragmentadas. No entanto, condições adversas do micro-sítio de áreas restauradas podem restringir a potencial regeneração natural dessas áreas, comprometendo a perpetuação destas no tempo. O objetivo desse estudo é o de avaliar como as condições físico químicas do micro-sítio de regeneração de comunidades restauradas, de diferentes idades, podem restringir o estabelecimento de espécies arbóreas nativas. O estudo será desenvolvido em três reflorestamentos de diferentes idades localizados no interior do estado de São Paulo, nos municípios de Santa Bárbara d'Oeste (10 anos de restauração), Iracemápolis (20 anos) e Cosmópolis (55 anos). Em cada área de estudo serão alocados dez blocos experimentais, cada um constituído por quatro parcelas de 1m x 1m. Nessas parcelas serão estabelecidos os seguintes tratamentos: A) semeadura em condição natural da área; B) semeadura sobre serapilheira transplantada de floresta nativa; C) Semeadura sobre bagaço de cana de açúcar triturado e compostado; e D) controle. Cada semeadura será constituída de 30 sementes de oito espécies finais de sucessão. Serão obtidos os dados de emergência, mortalidade, população final e massa seca de plântulas por seis meses. Serão avaliadas características físico químicas do micro-sítio das áreas de estudo. Os dados serão analisados por meio de análises uni e multivariadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTACCHI, MARIA ISABEL F.; AMAZONAS, NINO T.; BRANCALION, PEDRO H. S.; BRONDANI, GILVANO E.; DE OLIVEIRA, ANDERSON C. S.; DE PASCOA, MARCELINO A. R.; RODRIGUES, RICARDO R. Establishment of tree seedlings in the understory of restoration plantations: natural regeneration and enrichment plantings. RESTORATION ECOLOGY, v. 24, n. 1, p. 100-108, JAN 2016. Citações Web of Science: 32.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTACCHI, Maria Isabel Ferreira. Micro-sítio como filtro para o estabelecimento de regenerantes arbóreos em áreas restauradas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.