Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrao de distribuicao dos multimeros do fator de von willebrand em subgrupos de pacientes com hipertensao arterial pulmonar.

Processo: 03/00825-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Barbosa Lopes
Beneficiário:Vanessa Abucafy Comar
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endotélio   Hipertensão pulmonar   Trombose

Resumo

Anormalidades estruturais do fator de von Willebrand (fvW) tem sido relatadas em hipertensão pulmonar (HP). Isso inclui perda de multímeros plasmáticos de alto peso molecular, resultando em uma diminuição da atividade biológica. Essas alterações são reflexo da disfunção endotelial que é observada em HP primária e HP secundária. Em casos isolados foram documentadas alterações multiméricas do fvW que aparentam ser diferentes na dependência de variáveis como sexo, idade, hematócrito, número de plaquetas circulantes, saturação periférica de oxigênio e ocorrência de trombose em grandes vasos pulmonares. Estas associações, se de fato demonstradas em grupo, podem trazer hipóteses interessantes a respeito dos mecanismos implicados com as alterações do fvW in vivo em pacientes com HP. Assim, o objetivo do estudo será verificar diferenças inter-grupos de pacientes com relação ao padrão muitimérico do fvW, levando em conta as variáveis já citadas. Serão analisados 20 pacientes com HP secundária a cardiopatias congênitas. A estrutura multimérica será avaliada por "Western immunoblotting", seguidos por detecção luminográfica. A análise quantitativa das luminografias será feita por cálculo de densidades relativas de frações de baixo, intermediário e alto peso molecular usando densitometria a laser. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)