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A construcao de sentidos na escrita do surdo sinalizador a partir de discussoes em grupo sobre violencia.

Processo: 04/01273-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Elizabeth Oliveira Crepaldi de Almeida
Beneficiário:Carolina Ronqui Filasi
Instituição Sede: Faculdade de Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Língua Brasileira de Sinais   Pessoas com deficiência auditiva   Violência   Escrita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita | Grupo | Libras | Surdo | Violencia

Resumo

A escrita é importante, pois sem a possibilidade de escrever o português dentro da estrutura lingüística da língua portuguesa, o surdo terá diminuída a chance de competir e de comunicar com os ouvintes. Para tal, o objetivo desta pesquisa é o de analisar como adultos surdos sinalizadores em LIBRAS, a partir de discussões sobre o conceito de violência, organizam um texto escrito. Verificar que diferenças ocorrem na produção escrita desses surdos e organizar formas de atuação para construir um trabalho de re-escritura dos textos escritos. A pesquisa constará de 4 adultos sinalizadores em LIBRAS da comunidade surda do interior de São Paulo e um participante ouvinte fluente em LIBRAS, que desempenhará o papel de coordenador do grupo de discussão. Os participantes se reunirão durante dois encontros com duração de duas horas cada um, em uma das salas do consultório da pesquisadora em Jacareí - São Paulo. As reuniões serão coordenadas pela intérprete fluente em LIBRAS, que dará o tema violência e os surdos farão um texto escrito. Os registros serão analisados tendo como base a coesão textual sem nos ater as questões relativas à coerência embora estes termos estejam imbricados entre si. Nos basearemos em Koch (1984, 1989, 1990, 1992 e 1997) para análise dos resultados. Espera-se que com a melhor compreensão das diferenças que ocorrem na produção escrita do surdo, poderá ser construída uma referência pedagógica mais adequada. (AU)

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