Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacoes sobre exclusao na aquisicao de relacoes condicionais auditivo-visuais por criancas com desenvolvimento tipico e por pessoas com atraso na aquisicao de vocabulario.

Processo: 07/53575-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Aline Roberta Aceituno da Costa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Controle do estímulo   Aprendizagem relacional   Responder por exclusão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Relacional | Controle De Estimulos | Pareamento Com O Modelo | Responder Por Exclusao

Resumo

O projeto pretende investigar se "pistas" contextuais interferem na atribuição de nomes, por crianças com desenvolvimento típico e adultos ou adolescentes com atraso na aquisição de vocabulário, em situação experimental. Serão investigadas três variáveis, com manipulação uma a uma, empregando-se o procedimento de exclusão que tem gerado resultados robustos evidenciando que, diante de um modelo não familiar, o indivíduo invariavelmente escolhe uma alternativa também não familiar, se ela estiver apresentada simultaneamente com alternativas familiares (relacionadas, portanto, a outros modelos). O Estudo 1 visa identificar o papel de pistas contextuais sobre uma linha de base de palavras equivalentes a substantivos; serão conduzidos três blocos de testes, o primeiro com pistas contextuais para plural, o segundo com pistas para gênero e o terceiro com pistas para verbo de ação. A matriz de escolhas será composta por uma máscara e dois estímulos combinando figura conhecida ou não, com ou sem pista. O Estudo 2 será igual ao 1, exceto que os testes serão conduzidos depois de uma linha de base em que os modelos serão da mesma modalidade da pista a ser testada em seguida. Se as pistas interferirem com o responder, é provável que o padrão de responder passe a apresentar variabilidade no Estudo 1, mas reproduza o padrão típico no Estudo 2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)