Busca avançada
Ano de início
Entree

Cianobacterias e cianotoxinas em tanques de piscicultura e em manacial e abastecimento publico.

Processo: 05/58563-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 08 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Sipaúba Tavares
Beneficiário:Ludmilla Santana Soares e Barros
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cianobactérias   Microcistinas   Demanda química de oxigênio   Água
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agua | Cianobacterias | Dbo | Dqo | Microcistina | Sistemas Aquicolas

Resumo

A rápida expansão da aqüicultura, em várias partes do mundo, muitas vezes de forma desordenada e sem a devida regulação social, tem levado a preocupações quanto aos impactos que essa atividade pode causar ao meio ambiente, o que pode ser também aplicado no caso brasileiro. Em decorrência dessa expansão, a eutrofização das águas, causada pelo acúmulo de substâncias nutritivas contidas nos efluentes de tanques de piscicultura, seguida pelas florações de comunidades planctônicas potencialmente tóxicas, é tida como um dos principais problemas ambientais encontrados nos ecossistemas aquáticos. Logo, tendo em vista o problema de impacto ambiental gerado pelas águas destes sistemas de produção aqüícola, o objetivo deste projeto é avaliar, nas épocas de seca e das chuvas, os riscos à Saúde Pública de águas oriundas de tanques, de piscicultura e de pesque-pague, situados na Microbacia do Córrego Rico (manancial de abastecimento do município de Jaboticabal-SP) e de cinco pontos do manancial denominado. Dessa forma, em uma primeira etapa serão efetuadas, nas águas dos tanques e do rio, determinações das condições abióticas e mensurações das concentrações de DBO, DQO, Nitrogênio total e Fósforo. Na segunda fase, serão executadas detecções de cepas de cianobactérias e análises quali-quantitativas das microcistinas oriundas destas cepas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, LUDMILLA S. S.; DE SOUZA, FAGNER CORREIA; TAVARES, LUCIA HELENA S.; AMARAL, LUIZ A.. Microcystin-LR in Brazilian Aquaculture Production Systems. WATER ENVIRONMENT RESEARCH, v. 82, n. 3, p. 240-248, . (05/59253-9, 05/58563-4)