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A matematica e seu contexto cultural: desenvolvimento de atividades junto a marcenaria do assentamento rural pirutuba ii - em itapeva - sp

Processo: 08/50875-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Renata Cristina Geromel Meneghetti
Beneficiário:Sérgio Luiz Daltoso Júnior
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Etnomatemática   Economia solidária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia Solidaria | Educacao Matematica Critica | Ensino Contextualizado | Ensino E Aprendizagem | Etnomatematica

Resumo

Concebendo que a matemática é uma atividade intrínseca ao desenvolvimento de nossas atividades do cotidiano, o presente projeto versa sobre o ensino contextualizado de matemática visando atender às necessidades/dificuldades, quanto ao ensino e aprendizagem desta ciência, de um grupo cultural específico, a saber, integrantes da Marcenaria Coletiva Madeirarte, do Assentamento Rural Pirutuba II - em Itapeva-SP, objetivando colaborar com a emancipação para autogestão deste empreendimento. Esta Marcenaria faz parte de um projeto maior: Inovarural, coordenado pelo grupo HABIS (Grupo de Habitação e Sustentabilidade) e INCOOP / UFSCar (Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos), criada em 2004 como alternativa ao aumento de geração de trabalho e renda. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e se enquadra na metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2000), onde integrantes da marcenaria e pesquisadores atuam de modo cooperativo em uma realidade social específica, com a finalidade de promover mudanças no contexto social. Para tal, os procedimentos metodológicos incluirão: revisão bibliográfica de referências que deem suporte ao desenvolvimento das atividades (sobre: matemática crítica, Etnomatemática, economia solidária, pesquisa qualitativa e pesquisa-ação,); aplicação de questionário para identificação dos membros da marcenaria; elaboração de diários de campo referentes às visitas e intervenções e se necessária realização de entrevistas e análise de documentação já existente (tais como atas, relatórios, etc.). (AU)

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