Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação das epilepsias generalizadas idiopáticas utilizando a técnica combinada entre eletroencefalograma, ressonância magnética funcional e estrutural

Processo: 06/58908-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Fernando Cendes
Beneficiário:Luiz Eduardo Gomes Garcia Betting
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56578-4 - Centro multimodal de neuroimagens para estudos em epilepsia, AP.CINAPCE.TEM
Assunto(s):Epilepsia   Eletroencefalografia

Resumo

O eletroencefalograma (EEG) de pacientes com epilepsia generalizada idiopática (EGI) é caracterizado por descargas epileptiformes generalizadas. Focalidades podem estar presentes. A ressonância magnética (RM) estrutural de rotina é normal. Estudos em animais sugerem a presença de focalidades no mecanismo das descargas generalizadas. A técnica combinada entre EEG e RM funcional (EEG-RMf) é muito útil na investigação da fisiopatologia das epilepsias pois combina a precisão temporal do EEG com a alta resolução da RM. O objetivo deste estudo é avaliar as redes neurais envolvidas na fisiopatologia das EGI. 24 pacientes com EGI e 10 controles serão avaliados. O exame de RM incluirá uma aquisição estrutural de alta resolução para investigação de epilepsia. Em seguida, os pacientes serão submetidos a uma aquisição funcional simultaneamente a monitoração eletroencefalográflca (EEG-RMf). A avaliação das imagens estruturais será realizada através da análise visual e da morfometria baseada em voxel, esta técnica permite a comparação das imagens de interesse com um grupo controle de forma automatizada. Realizaremos a análise dos resultados da RMf adquirida durante as descargas generalizadas e focais procurando por áreas de alterações. Após esta análise estudaremos a relação entre os achados da RM estrutural, da RMf e do EEG obtido durante o exame. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YASUDA, CLARISSA LIN; BETTING, LUIZ EDUARDO; CENDES, FERNANDO. Voxel-based morphometry and epilepsy. EXPERT REVIEW OF NEUROTHERAPEUTICS, v. 10, n. 6, p. 975-984, JUN 2010. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.