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Atitudes de orientadores/coordenadores pedagogicos de escolas particulares frente a casos de alunos identificados como usuarios de drogas: um estudo no municipio de sao paulo.

Processo: 04/10472-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Ana Regina Noto
Beneficiário:Laura de Amorim Maciel
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Prevenção   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Pesquisa qualitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola | Pesquisa Qualitativa | Prevencao | Uso De Drogas

Resumo

A identificação de usuários de drogas em ambiente escolar pode representar uma interessante possibilidade de atuação preventiva indicada, mas pode também, ao contrário, assumir caráter de negligência ou de exclusão social. Nesse contexto, a atitude da escola representa aspecto chave no gerenciamento dessas situações. Apesar da relevância da questão, são raros os estudos sobre o tema, principalmente sob a perspectiva qualitativa. Nesse sentido, o estudo proposto no presente projeto tem por objetivo, através de metodologia qualitativa, analisar as atitudes das escolas particulares de ensino médio, sob a perspectiva de seus coordenadores pedagógicos, frente aos casos de alunos identificados como usuários de drogas. A amostra de entrevistados será composta aleatoriamente, por sorteios consecutivos, em número suficiente para atingir o ponto de saturação teórico; as entrevistas seguirão um roteiro semi-estruturado e deverão ser gravadas, para análise de conteúdo. (AU)

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