Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do mecanismo de acao, potencial terapeutico e duracao da imunidade conferida por uma nova formulacao de vacina de dna contra tuberculose.

Processo: 02/01938-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Celio Lopes Silva
Beneficiário:Karla de Melo Lima
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/09663-2 - Estudos de novas vacinas e terapia gênica contra tuberculose, AP.TEM
Assunto(s):Vacinas   Adjuvantes   Gene hsp65   Microesferas   Tuberculose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adjuvante | Dmt | Hsp65 | Microesferas | Tuberculose | Vacina

Resumo

A tuberculose permanece como um dos principais desafios à saúde pública mundial. Atualmente, há um consenso de que a única maneira efetiva para se controlar a tuberculose é pelo desenvolvimento de novas vacinas que ofereçam uma alternativa de imunização mais eficaz contra a infecção. Dentre as vacinas priorizadas pela OMS candidatas aos ensaios clínicos em humanos, encontra-se a baseada no antígeno hsp65, desenvolvida por nosso grupo. Entretanto, para que possamos utilizar tal vacina como profilaxia ou terapêutica em testes clínicos, necessitamos desenvolver uma formulação adequada do ponto de vista da segurança e eficácia protetora. Neste sentido, várias formulações vêm sendo propostas e avaliadas pelo grupo, onde uma nova formulação baseada em microesferas poliméricas biodegradáveis contendo o DNA e um imunoestimulante, o dimicolato de trealose (DMT), foi capaz de conferir proteção contra infecção com M. tuberculosis a camundongos BALB/c imunizados com uma única dose da vacina. Apesar destes resultados promissores, algumas questões ainda necessitam de esclarecimento. Assim, o presente projeto objetiva estudar o mecanismo de ação, em nível celular, da formulação desenvolvida assim como avaliar a duração da imunidade por ela conferida além de investigar o seu possível potencial terapêutico para curar camundongos previamente infectados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)