A etnoficção em Bahman Ghobadi - Jean Rouch e a Antropologia Visual portuguesa com...
O cinema entre mundos em oposicao: analise de filmes de jean rouch.
Espaço, corpo e memória: arte e política nas realizações do teatro de grupo paulis...
Processo: | 09/09079-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2009 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2010 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema |
Pesquisador responsável: | Marcius Cesar Soares Freire |
Beneficiário: | Luciana Fávero |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Etnografia Documentário cinematográfico Autoria Documentário |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Autoria | Cinema documentário | Etnoficções | Etnografia | Jean Rouch | Documentário |
Resumo Este trabalho pretende refletir sobre a questão da autoria na obra de Jean Rouch, utilizando para isso os filmes por ele produzidos entre 1955 e 1960 - período que se inicia com "Jaguar" e termina com "Chronique d'un été", e que síntetiza o caminho percorrido por Rouch entre as origens e a eclosão do cinema verdade. Também se propõe a discutir sobre a maneira pela qual as marcas de autoria dificultam a segmentação da obra rouchniana nas três categorias em que ela é habitualmente seccionada (ficções, etnoficções e documentários), enfatizando a dificuldade encontrada para a classificação das chamadas "etnoficções". | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |